Com a temporada de chuvas e as festividades de final de ano, a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Acre, emitiu orientações cruciais aos consumidores acreanos, visando à segurança e prevenção de acidentes.
Um dos principais alertas é para que os consumidores não tentem religar a energia por conta própria, em casos de interrupção. Em vez disso, a empresa destaca a importância de acionar a Energisa, pelos canais digitais, para uma intervenção segura e eficiente.
O coordenador da Energisa no Acre, Bruno Rodrigues, ressaltou a importância também de não tentar intervir em casos de acidentes com a rede elétrica, enfatizando que a primeira medida deve ser entrar em contato com a empresa para permitir uma resposta adequada. Em situações de acidentes, como quedas de postes ou fios elétricos, a intervenção deve ser deixada para profissionais capacitados, como eletricistas e equipes de emergência.
“Reforçamos a segurança para que os clientes não fiquem em áreas alagadas, evitem manusear equipamentos elétricos nessas áreas e sempre busquem um eletricista de confiança para lidar com bombas d’água, por exemplo”, destaca.
“O consumidor pode fazer o desligamento do seu disjuntor, mas se sentir inseguro, deve entrar em contato com a Energisa para que possamos auxiliar nesse desligamento de forma segura, especialmente em casos de áreas alagadas. Durante essa época de chuva, temos um plano de contingência para prevenir desligamentos emergenciais e atender de forma eficiente”, salientou.
A Energisa enfatiza a importância da segurança do consumidor, durante essa época crítica, encorajando a colaboração e conscientização para prevenir acidentes e garantir um fornecimento de energia confiável durante as festividades e o período chuvoso em 2024.
Recomendações incluem evitar áreas alagadas, não manusear equipamentos elétricos nessas condições e, em caso de dúvida, contatar a empresa para auxílio no desligamento seguro.
Além disso, a empresa pelos seus canais das redes sociais oferece um guia prático sobre como agir durante esse período:
Assista