Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Energisa realizou mais de 1,3 mil manutenções na rede elétrica em 2023 em busca do aprimoramento no fornecimento de energia

No decorrer de 2023, a Energisa dedicou esforços para aprimorar a qualidade no fornecimento de energia no Acre, realizando mais de 1,3 mil manutenções na rede elétrica. A iniciativa, alinhada com a visão de fornecer um serviço elétrico confiável e eficiente, destacou-se como um comprometimento sólido pela qualidade do fornecimento da empresa.

Um destaque importante, este ano, foi a implementação de manutenções programadas, que foram realizadas mediante aviso prévio, fornecendo aos clientes um período de 72 horas para se programarem. Essa abordagem proativa visou minimizar os impactos nas rotinas dos consumidores, permitindo-lhes ajustar suas atividades diárias, durante o período de intervenção.

As manutenções programadas foram conduzidas, após um processo meticuloso de levantamento, identificando áreas que requerem intervenção para otimização da rede elétrica. Com um prazo de quatro horas para execução das correções, a Energisa buscou realizar os ajustes necessários de maneira ágil, minimizando possíveis interrupções no fornecimento de energia.

Foto ASCOM

O coordenador da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, destacou que um dos aspectos dessa iniciativa foi a prática de colocar avisos prévios, informando a comunidade sobre as intervenções planejadas. Essa transparência foi fundamental para estabelecer uma comunicação eficaz com os consumidores, promovendo o entendimento das ações empreendidas e a conscientização sobre a importância das manutenções para o aprimoramento do serviço elétrico.

“Em 2023, foram realizadas, aproximadamente, 1.350 manutenções programadas. Tem um processo dentro da Energisa: a gente faz as inspeções, levanta os problemas da rede. Com isso, depois de levantar os problemas, nós fazemos as programações, avisamos os clientes com prazo de 72 horas para que o cliente possa se programar em relação às suas atividades, naquele período em que a gente vai tá com a rede desligada para manutenção, e, após o aviso para o nosso cliente, a gente faz ali as intervenções na rede, sempre com objetivo de melhoria”, afirmou o coordenador.

Foto ASCOM

Além disso, a atenção da Energisa se estendeu às questões relacionadas a árvores na rede elétrica. Reconhecendo a importância desse aspecto, foram identificados dois tipos de situações: aquelas em que árvores representavam potenciais riscos à rede; e aquelas em que a presença de árvores indicava problemas iminentes. Essa abordagem proativa visava mitigar eventuais riscos e garantir a integridade da infraestrutura elétrica.

“A gente, normalmente, faz algumas atividades, como a podagem das árvores. Além disso, buscamos o aumento da confiabilidade na prestação do nosso serviço para o nosso cliente. O objetivo é melhorar a disponibilidade de energia elétrica do nosso cliente. Ou seja, reduzir o número de desligamentos emergenciais, seja por algum defeito na rede, por algum problema que possa acontecer, então as manutenções ocorrem justamente para que os desligamentos emergenciais não ocorram com frequência”, acrescentou.

Sair da versão mobile