Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Espetáculo ‘Parlendas’ encerra série de apresentações nesta quinta, no Calafate

Terminou nesta quinta-feira, 7, a série de apresentações do espetáculo “Parlendas”, promovida pela contadora de histórias Marília Bonfim. Na peça, a atriz brinca com o público por meio de cantigas populares, estimulando o desenvolvimento da imaginação, memorização, socialização e raciocínio lógico. A última apresentação ocorreu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosme Morais, no Bairro Calafate.

Parlendas são versos infantis ritmados que alegraram a infância de gerações. Através de seus versos simples, divertidos e fáceis de se memorizar, as histórias tocam a mente e o coração dos ouvintes. Vale lembrar que, na maioria das vezes, as cantigas são criações anônimas que fazem parte do folclore infantil brasileiro. Deste modo, é possível criar, com essas tradições, diversas memórias afetivas.

O grupo se apresentou em quatro instituições da capital. A Escola Irmã Maria Gabriela foi a primeira a receber o espetáculo, na última segunda, 4. Já na terça, 5, foi a vez da escola Frei Pelegrino. O centro especializado Dom Bosco também recebeu o espetáculo ‘’Parlendas’’ na manhã de quarta, 6.

“Eu amo contar e ouvir histórias, os ‘versinhos’, como chamo. As cantigas populares estão em minha memória afetiva. Então, organizei um roteiro com todas essas tradições e convidei algumas amigas e amigos para se divertirem comigo”, afirma a artista.

O projeto foi aprovado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). “Engana-se quem pensa que esta tradição é só entretenimento. As parlendas e contação de histórias são importantíssimas para o desenvolvimento de crianças, adultos e idosos, contribuindo positivamente para sua formação’’, finaliza Dinho Gonçalves, produtor e músico no projeto.

Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão

 

Sair da versão mobile