Com o intuito de relatar experiências de mulheres que vivenciaram diversos tipos de violência, estreia, em Rio Branco, neste domingo, 3, o espetáculo ‘’Personas’’.
A apresentação será para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, e, em alguns dias, será aberta à comunidade. A ênfase é na identificação de reflexões das histórias narradas pelas diversas personas interpretadas pela atriz Sandra Buh.
As apresentações começam, neste mês de dezembro, em locais públicos da capital. Veja programação:
– Domingo (3) – 8h – Instituto Mocinha Magalhães;
– Quinta-feira (7) – 15h – Ceja;
– Quinta-feira (7) – 19h – Escola Anice Dib Jatene; e
Sexta-feira (22) – 15h – Casa Rosa Mulher.
Para a comunidade que quiser prestigiar o evento, serão disponibilizados os dias 7, na escola Anice Dib Jatene, e no dia 22, na Casa Rosa Mulher, com entrada gratuita.
O projeto “Circula Personas”, do grupo O Barulho do Acre, foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura e financiado pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB), de modo a democratizar o acesso aos bens culturais produzidos em Rio Branco.
Área de arte
Para a atriz, Sandra Buh, o espetáculo é necessário para proporcionar acesso a uma cultura de transformação social, sobretudo para pessoas com pouco acesso a bens culturais. ‘’O nosso estado está no ranking de violência contra mulher, então trazemos essa temática de forma leve, de modo que, juntos, possamos combater e se fortalecer contra essas diversas violências”, afirma.
Os diálogos propostos no texto do espetáculo e das rodas de conversas têm um chamamento nos direitos de igualdades das mulheres, e o combate à violência de gênero e ao machismo estrutural, tratando-se não apenas de uma disputa entre lados e sim uma medida de transformação e conquista pela liberdade que vem sendo construída pouco a pouco em coletividade.
Com temática densa, a apresentação ocorre de forma engraçada e muito reflexiva, mostrando um olhar emocionante de um tema que é muito pertinente à realidade social enfrentada pelo estado do Acre. Vale lembrar que, em 2023, o Acre teve o quarto maior índice de feminicídios no país. Sendo assim, ‘’Personas’’ é um verdadeiro convite ao empoderamento, sororidade e respeito às mulheres.
Ficha de “Personas”
– Texto, direção, cenário, concepção cênica e interpretação: Sandra Buh
– Assistente de direção: Marilia Bomfim
– Dramaturgia Sonora: Sandra Buh, Écio Rogério e Gabriel Kerchiner
– Iluminação: Sandra Buh e Nathânia Oliveira
– Produção: Nathânia Oliveira
– Assistente de produção: Alexandra Albuquerque
– Realização: O Barulho do Acre.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão