Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Homem impede adeptos do Santo Daime de usarem ramal que dá acesso a local de cultivo, e Justiça intervém

Foto: Folha do Acre

Um grupo de adeptos do Santo Daime estava sendo impedido, por um homem, de usar um ramal que dá acesso ao local de cultivo das plantas que compõem o chá. O caso, que aconteceu em Rio Branco e se arrastava desde 2021, foi parar na Justiça, que decidiu, em mais de uma ocasião, de forma favorável aos religiosos.

Nesta semana, a 4ª Vara Cível da capital ordenou que o homem se abstenha, de uma vez por todas, de praticar qualquer ato que impeça os daimistas de acessarem a área de plantio dos vegetais.

Uma decisão judicial nesse sentido já havia sido tomada no passado. Ela implicava multa no valor de R$ 500, por ocorrência, contra o homem. No entanto, ele teria continuado com o bloqueio do acesso, o que fez com que a Justiça aumentasse a indenização para R$ 1 mil por ocorrência.

Além disso, o juiz Marcelo Carvalho autorizou o uso da força policial, caso o homem volte a desobedecer as ordens da Justiça. Na decisão, o magistrado pede que a polícia valorize o diálogo e o bom senso, caso seja acionada pelos religiosos.

Se ainda assim houver resistência, há autorização para a prisão em flagrante pelo crime de desobediência.

Sair da versão mobile