O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) divulgou uma nota pública nesta quinta-feira, 21, informando a suspensão temporária das visitas na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, localizada em Cruzeiro do Sul.
A decisão foi tomada após policiais penais identificarem buracos em duas celas do bloco 7 do referido estabelecimento penal, frustrando assim os planos de fuga de 13 detentos. A nota foi assinada por Alexandre Nascimento, presidente do Iapen.
O procedimento de rotina realizado pelos policiais penais revelou a presença dos buracos nas celas, indicando uma tentativa de escape por parte dos detentos. Diante dessa descoberta, a direção da unidade prisional decidiu suspender as visitas que estavam programadas para esta sexta-feira, 22, em todo o bloco 7, visando garantir a segurança da unidade e impedir qualquer tentativa de fuga.
As medidas preventivas incluem a interrupção das visitas até que os reparos necessários sejam concluídos nas instalações comprometidas. As autoridades penitenciárias ressaltam que a suspensão temporária é uma medida de segurança para evitar riscos à integridade dos detentos, dos funcionários e dos visitantes.