De acordo com boletim da Defesa Civil de Rio Branco, o Rio Acre registrou 5,98 metros na capital acreana, na manhã desta terça-feira, 26. Apesar da vazante considerável nos últimos dias, o manancial pode aumentar seu fluxo em decorrência das chuvas, que podem se intensificar nos próximos dias, principalmente, no início do próximo mês.
“Esses dias, desde o final de semana, o rio retraiu 2,26 metros. Lembrando que, em apenas dois dias ele aumentou 2,24 metros. Essa oscilação é natural, basta chover menos em uma região e mais em outra. Há a questão da distância, também das cabeceiras até chegar na capital é um fato para ocorrer esse tipo de oscilação”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
O gestor chamou atenção para a possibilidade da elevação do Rio Acre de forma considerável, a partir de janeiro.
“É uma série de fatores, mas, o que eu chamo a atenção é que, mesmo com a retração, com o manancial registrando um pouco menos de 6 metros, o rio pode voltar a qualquer momento para uma cota mais preocupante. As chuvas estão regulares, com mais frequência. A gente tem em média agora de 3 a 4 dias de chuva por semana e pode se intensificar, a partir do mês de janeiro”, alertou Falcão.