Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo com sinal de vazante, nível do Rio Acre pode aumentar de forma considerável em janeiro

Mesmo com sinal de vazante, nível do Rio Acre pode aumentar de forma considerável em janeiro

Foto: Juan Diaz

De acordo com boletim da Defesa Civil de Rio Branco, o Rio Acre registrou 5,98 metros na capital acreana, na manhã desta terça-feira, 26. Apesar da vazante considerável nos últimos dias, o manancial pode aumentar seu fluxo em decorrência das chuvas, que podem se intensificar nos próximos dias, principalmente, no início do próximo mês.

“Esses dias, desde o final de semana, o rio retraiu 2,26 metros. Lembrando que, em apenas dois dias ele aumentou 2,24 metros. Essa oscilação é natural, basta chover menos em uma região e mais em outra. Há a questão da distância, também das cabeceiras até chegar na capital é um fato para ocorrer esse tipo de oscilação”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

O gestor chamou atenção para a possibilidade da elevação do Rio Acre de forma considerável, a partir de janeiro.

“É uma série de fatores, mas, o que eu chamo a atenção é que, mesmo com a retração, com o manancial registrando um pouco menos de 6 metros, o rio pode voltar a qualquer momento para uma cota mais preocupante. As chuvas estão regulares, com mais frequência. A gente tem em média agora de 3 a 4 dias de chuva por semana e pode se intensificar, a partir do mês de janeiro”, alertou Falcão.

 

Sair da versão mobile