Diagnosticada com lúpus há cerca de 15 anos, Francisca Soares de Oliveira, 55 anos, precisou fazer tratamento em Goiânia (GO) e agora quer voltar ao Acre para viver com a família. No entanto, os altos preços das passagens aéreas têm impedido seu retorno à terra-natal.
Por causa disso, a aposentada pede ajuda de qualquer quantia para ter seu presente de fim de ano atendido. Além dela, precisa viajar, também, a irmã, que se mudou para Goiás para acompanhar o tratamento.
Francisca tem lúpus severo. A doença causa inflamação em múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e até cérebro. A temporada em Goiânia não surtiu o efeito esperado e a aposentada teve piora no quadro, perdendo parte da mobilidade e tendo que ficar acamada desde maio.
Devido o estágio avançado da doença, o tratamento seguirá com cuidados paliativos, que a paciente gostaria de fazer em Rio Branco, ao lado dos parentes.
“Não temos condições de viver aqui. Meu sonho é poder voltar, mas, para isso, preciso de ajuda financeira por conta das passagens, que são duas”, lamenta a mulher.
Atualmente, Francisca e a irmã sobrevivem com ajuda de amigos e conhecidos de uma igreja, que pagam seu aluguel e despesas alimentares básicas.
Interessados em colaborar, podem entrar em contato pelos telefones (68) 99991-9391 ou (62) 98272-6646.
(Com informações do Jornal Daqui)