Em decorrência do inverno amazônico, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem intensificado vistorias em algumas árvores da cidade. Em muitas há presença de deterioração, danos e apodrecimentos, sendo que algumas podem oferecer algum tipo de risco à vida dos moradores por estarem em locais inadequados.
Nesta terça-feira, 5, o secretário municipal da Semeia, Carlos Nasserala, o secretário adjunto, Emerson Leão, e a chefe de Paisagismo e Arborização Urbana, Sônia Freire, estiveram na Estrada da Floresta verificando a situação de uma mangueira, que, após a revitalização da rua, está ultrapassando o limite da faixa de veículos e já causou problemas em alguns carros que passam pelo local. Por esse motivo, até o fim desta semana, essa árvore deverá ser removida.
“A RBtrans já fez a sinalização para tentar evitar uma possível colisão. Apesar disso, os carros mais altos têm se arrastado no caule da mangueira e para evitar um possível acidente mais grave no futuro, nós vamos ter que, realmente, fazer a retirada e, como compensação, plantar outras árvores em locais adequados em outros locais da cidade”, salientou Nasserala.
O secretário ainda destacou que outras árvores da cidade também estão passando por vistorias.
“Então, aqui mesmo nesse local, temos uma outra árvore que está com uma broca (um inseto que perfura a madeira seca e úmida e os seus derivados para se alimentar e reproduzir) muito forte, vamos levantar junto aos nossos técnicos para verificarem a possibilidade de permanência, ou não, dessa árvore. A intenção é evitar os riscos de acidentes com as grandes chuvas que virão nesse inverno”.
Segundo a chefe de Paisagismo e Arborização Urbana, Sônia Freire, todas as árvores que são retiradas possuem um laudo técnico, pois é realizada uma vistoria para investigar o estado sanitário de cada uma delas para observar se possuem algum risco de queda, se estão com brocas ou em algum local inadequado.
“Feito esse levantamento, fazemos um laudo autorizando a retirada da árvore, vamos lá executamos, porque tem muitas árvores que estão brocadas, pensas ou com as raízes danificadas. Então, o risco de cair quando começa o período chuvoso é bem grande. A gente tem muitas árvores em escolas, em vias, então temos que preservar também a parte das pessoas. Por isso que, às vezes, muitas árvores são retiradas devido a isso. E nós também somos responsáveis pela arborização urbana, nós fazemos a reposição dessas árvores. Não é só tirar, nós também plantamos”, concluiu.