O dia começa bem cedo no galpão. Antes mesmo das 6 horas da manhã a equipe responsável já está conferindo cuidadosamente os itens e organizando nos caminhões. Tudo passa por um rígido controle. É daqui que saem os móveis e eletrodomésticos que vão chegar até quem perdeu o que tinha na alagação e foi mapeado pela Defesa Civil e cadastrado dentro dos critérios da Assistência Social para ser beneficiado pela Prefeitura de Rio Branco com o Programa Recomeço Para Famílias 2023.
Uma ação solidária e inédita da gestão pública para repor o que as famílias perderam para as águas das cheias e enxurradas dos rios e igarapés e ainda não tiveram condições de comprar novamente.
As geladeiras, os fogões com botija de gás, os tanquinhos, as camas e os guarda-roupas estão sendo entregues de casa em casa em um verdadeiro mutirão coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e que agora ganha reforço com a ajuda de homens do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS).
“Esse projeto é tão importante para a Prefeitura de Rio Branco, que é o projeto recomeço, levando dignidade, levando esperança àquelas pessoas que perderam a maior parte das suas coisas ou algumas famílias que perderam tudo pela enxurrada ou pela alagação. Hoje nós estamos aqui dando continuidade no bairro de Taquari contando com o apoio do 4º BIS, que é um parceiro da prefeitura. Sensação de dever cumprido e o semblante de esperança e dignidade que a nossa gestão tem levado a várias famílias da nossa cidade”, explicou o diretor de Assistência Social da SASDH, Ivan Ferreira.
A meta da Prefeitura de Rio Branco é concluir a entrega dos mais de 17 mil itens adquiridos com recursos próprios no valor de R$ 7 milhões bem antes do Natal para pelo menos 4 mil famílias.
Cerca de 70% do cronograma já havia sido concluído com as entregas já realizadas nos bairros das regionais Rui Lino, Sobral e Cidade Nova. Com as entregas chegando ao bairro Taquari, um dos mais atingidos pela alagação, o Programa Recomeço segue alcançando ainda mais pessoas que precisam dessa ajuda.
“É gratificante a gente chegar nas casas, nas famílias, entregar esses móveis, que para muitas é um recomeço, sim. É um fato histórico, nunca foi feito isso na gestão pública. Então nós temos um prefeito que se importa com a população, que quer que essas famílias tenham dignidade, tenham recomeço e que de fato elas possam finalizar o ano felizes e a gente concretizar um sonho que era de dar esse recomeço para essas famílias”, ressaltou a secretária da SASDH, Suellen Araújo.
“A alagação praticamente acaba com as coisas da gente. E eu estou muito feliz, feliz mesmo de receber minhas coisas novas. Foi um presente muito valioso pra mim da Prefeitura de Rio Branco. Um grande recomeço na minha vida”, enalteceu a beneficiada, Maria Antônia.
“Estamos muito gratos, especialmente às pessoas com necessidades especiais como eu. Dentro de casa, não tem geladeira, dormíamos no chão. Agora estamos felizes. Vai ser um recomeço , glória a Deus”, agradeceu Silvia Chalub.
Ascom Prefeitura