Com as fortes chuvas, durante toda a tarde da última segunda-feira, 4, o Rio Acre subiu 20 centímetros, atingindo, na manhã desta terça-feira, 5, às 6h, a marca de 3,69m, na capital acreana. As informações foram divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Para a semana, são esperadas chuvas frequentes, ao longo desta terça, quarta e sexta-feira. No final de semana, a previsão é de chuvas apenas no sábado. E, a partir da segunda quinzena do mês, é esperado que comecem as chuvas regulares em todo o Acre.
Segundo dados do portal O Tempo Aqui, do meteorologista, Davi Friale, a primeira semana de dezembro segue com chuvas diárias, e o tempo abafado deve predominar no Acre. Pode ocorrer ainda, em alguns dias, chuvas fortes, com raios e ventanias, principalmente em Rio Branco.
Risco de alagação e enchentes
‘’A partir de janeiro, chove mais do que o esperado, e é nesse momento que toda a região entra em risco de alagação’’, afirma Falcão. O Rio Acre pode ainda ter grandes acúmulos, ao longo do último mês de 2023, visto que o esperado para dezembro é que chova de 3 a 4 dias por semana.
Ainda em dezembro, as chuvas seguem fortes, com raios e ventanias, sobretudo em Rio Branco, o que é esperado para o mês de dezembro, que marca o auge do inverno amazônico com o período chuvoso. Em 2023, o menor nível do Rio Acre, na capital, foi 1,38m, registrado em 1º de outubro.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão