Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana Chico Mendes começa nesta sexta-feira e celebra 35 anos de legado do líder seringueiro

Mesmo tendo sido assassinado de uma forma tão traiçoeira e cruel, há 35 anos, a história e legado de Chico Mendes reverberam Brasil afora como símbolo de luta e resistência. Em celebração aos feitos de Chico e sua existência ainda tão viva em mente, corações e ideários, é realizada de 15 a 22 de dezembro, a Semana Chico Mendes.

A data do evento marca o nascimento e morte de Chico. A semana é promovida pelo Comitê Chico Mendes. Neste ano, com o tema: “Empate de Retomada”, as atividades serão promovidas nos municípios de Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco, no Acre.

Na pauta, serão debatidos temas como: Justiça Climática e O Esperançar de um Novo Futuro, bem como sonhou e esperançou Chico Mendes.

O encontro contará com a presença de diversas organizações, lideranças, estudantes, indígenas, extrativistas, quilombolas e ativistas socioambientais, para fortalecer a Aliança dos Povos da Floresta e levantar bandeiras rumo a um Empate de Retomada.

A programação está repleta de celebrações, tendo a Cultura e a Arte como impulsionadoras de lutas sociais – em estado permanente de artisvismo.

A Semana Chico Mendes 35 anos – Empate de Retomada é um encontro de Resistência e de Honra à memória do Patrono do Meio Ambiente: Chico Mendes.

Sair da versão mobile