De acordo com pesquisador Davi Friale, esta terça-feira,19, será de muito sol e calor, mas pode chover rápido no Acre.
Já a partir de quarta-feira, 20, até por volta do próximo sábado, 23, ocorrerão chuvas intensas, com alta probabilidade de temporais, no estado e também em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
No entanto, será entre quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, que deverão ocorrer chuvas torrenciais na maioria dos municípios acreanos, inclusive, em Rio Branco.
Friale alerta que “o início do verão, na próxima quinta-feira será com elevada umidade do ar, muitas nuvens, chuvas a qualquer hora e temperatura amena”.
Assim, o acreano terá esta terça-feira e um pouco da quarta-feira para fazer atividades que não possam ser feitas com muita chuva.
“Alertamos ainda para a possibilidade de transtornos à população, como inundação de ruas e transbordamento de córregos e pequenos igarapés, além do perigo de raios e ventanias”, destacou o meteorologista.
Situação dos rios
As chuvas intensas ocorridas nos últimos dias e as que ocorrerão durante esta semana, farão o nível dos rios subir rapidamente. Em Rio Branco, o Rio Acre, que, nesta segunda-feira, chegou a 6,10m, poderá ficar próximo ou passar de 8 metros até o início da próxima semana, enquanto, em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, poderá se aproximar da cota de alerta.
“Essas chuvas intensas que têm acontecido ultimamente e as que estão por vir esta semana farão com que o nível dos rios suba num piscar de olhos”, disse Friale.