A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, por unanimidade, no início desta semana, o pedido de empréstimos internacionais de quase R$ 400 milhões para o Acre.
Os projetos, destinados a financiar o Programa de Infraestrutura e Saneamento (Proisa) e o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão Acre), agora seguem para análise do Plenário em regime de urgência.
O primeiro projeto, avaliado em 39 milhões de dólares junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), tem como objetivo interligar bairros de Rio Branco separados pelo Rio Acre, corrigir erosões nas margens do rio, instalar atracadouros e aliviar o trânsito no Centro da cidade.
O segundo empréstimo, no valor de 40 milhões de dólares junto ao Banco Mundial (Bird), visa financiar o Progestão Acre. Se aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente, o montante será direcionado para modernização da gestão de recursos humanos, pensões, dívidas, estatais e ativos, além de apoiar reformas nos setores estratégicos de saúde, educação e assistência social.
Ambos receberam pareceres favoráveis, destacando-se o papel dos senadores Alan Rick e Sérgio Petecão, relatores das propostas para o Estado.