Com o intuito de espalhar a magia do Natal aos vizinhos, a professora Deise Salim, de 90 anos, é a criadora da Serenata Natalina do Bairro da Base, às margens do Rio Acre, em Rio Branco, no Acre.
Neste ano, a ação completa 24 anos de tradição. Com participação garantida da “Furiosa”, banda de música da Polícia Militar do Acre (PMAC), Deise, seus amigos e familiares realizam uma passeata pelas principais ruas do bairro, cantando e tocando músicas natalinas.
Como alguns moradores são mais idosos e não conseguem acompanhar a ação, os músicos param em frente às residências e cantam especialmente para eles. Todos os integrantes da banda da polícia vêm prestigiar o evento, distribuindo gorros natalinos e servindo ainda, um jantar completo aos participantes da serenata.
A festança celebra a chegada do menino Jesus e comemora a superação, o amor e a paz do natla, data predileta de Deise.
Dedicação e altruísmo
A cada ano, a serenata, que já é considerada um dos maiores eventos do bairro, tem novos participantes e continua ganhando o coração dos acreanos. Lúcida, ativa e bem humorada, Deise fala sobre a ação. “Sempre admirei essa atividade realizada em outras cidades e me senti motivada a planejar a serenata natalina com as pessoas do meu bairro, onde todos são convidados. Aqui é um lugar de gente de grande valor’’, compartilha emocionada.
A serenata iniciou quando a professora decidiu usar seu primeiro salário para organizar a festa, que se tornou uma das tradições mais antigas no bairro, na qual sua residência é um verdadeiro palco de luzes e música para celebrar a magia do Natal. As músicas são cantadas ao ritmo de marchinhas, como ‘Bate o Sino’, ‘Noite Feliz’ e ‘Boas Festas’, além de ritmos da música popular brasileira, que marcam a passeata, na qual a colaboração é a essência da festa.
Bênçãos e boas novas
O ápice da cerimônia é quando o Padre Massimo Lombardi abençoa os corações da comunidade. Marcando uma celebração festiva, de fé por mais um ano de superação com amor e o renovo do espírito natalino, unindo todos em uma e uma noite de harmonia e esperança. ‘
’Nosso parceiro de sempre, desde início é o Padre Massimo, todos os anos ele vem abençoar nossa serenata natalina e acompanha junto com a comunidade nossa festa”, afirma Denise Salim, filha de dona Deise.
Por Walace Gomes – Estagiário em Supervisão