A adolescente de 16 anos que provocou o grave acidente na Avenida Dias Martins, em Rio Branco, no último dia 8, já se encontra apreendida. A informação foi confirmada pelo Instituto Socioeducativo do Acre (ISE).
Ela se apresentou com o advogado de defesa, na manhã desta segunda-feira, 18, e está à disposição da Justiça, que deve decidir pela internação, que tem prazo máximo de 45 dias, ou cumprimento de medida socioeducativa mais branda.
A ordem judicial foi expedida na sexta, 15, e uma primeira tentativa de apreensão ocorreu já na data do despacho. No entanto, a jovem não teria sido encontrada até o horário limite, que é 18h.
No sábado, 17, a Justiça negou o habeas-corpus impetrado pela defesa da garota, que, no dia do acidente, dirigia sem habilitação e pela contramão, nas proximidades da AABB, colidindo frontalmente contra uma motocicleta. Testemunhas apontam também que ela apresentava sinais de embriaguez.
O acidente deixou o condutor da moto com fraturas e escoriações, mas sem risco à vida. Já o garupa, Mauro Neto, de 20 anos, ficou em estado crítico e segue em um leito de UTI do Pronto-Socorro de Rio Branco. O pedido de apreensão da adolescente partiu do Ministério Público do Acre (MPAC), que considerou a gravidade da conduta da menor.
Na decisão, o órgão fala em desdém pela vida humana, justificada não só pelas circunstâncias do acidente, mas também pelo áudio vazado, atribuído à adolescente, em que ela teria mostrado preocupação com a própria aparência nas fotos suas que circulariam na internet, além de supostamente ter comentado que ficaria famosa diante da repercussão do caso.
Aspirante a músico, Mauro trabalha à noite e, no momento do acidente, estava voltando para casa, em um mototáxi, por volta das 3h30 da madrugada. Seu estado de saúde ainda é delicado.