Finalizada nesta terça-feira, 19, a Operação Samaúma, de combate ao crime ambiental no Acre, divulgou seus principais resultados. Em nove dias de ação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ibama, conseguiu resgatar, nas estradas acreanas, 92 animais silvestres, vítimas de tráfico.
Cinquenta e quatro veículos foram fiscalizados, totalizando 103 pessoas abordadas. Cinco delas foram presas por crimes ambientais. Agentes apreenderam, ainda, quatro pneus contrabandeados, quatro motosserras e 50 metros cúbicos de madeira irregular.
“A meta principal da operação foi intensificar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais de modo contínuo com enfrentando aos crimes ambientais na Região da Amazônia Legal”, informou a PRF.
As ações repressivas tiveram como foco o escoamento ilegal de produtos florestais, o tráfico de animais silvestres e a fiscalização de emissões veiculares.
“Além disso, a fase prática foi oportunidade para a Instituição fomentar e promover a capacitação do efetivo regional nas fiscalizações ambientais, com apoio e integração de PRFs lotados em outros estados da federação e agentes do Ibama”, completa a PRF.
Crimes ambientais podem ser denunciados por meio do 191.