A Polícia Civil do Acre apreendeu, nesta quinta-feira, 7, quase uma tonelada de fios de cobre, fruto de roubo de instalações elétricas. A ação se deu por meio da terceira fase da Operação Dínamo, concluída nesta manhã, que visa combater o furto desses materiais.
O principal objetivo dessa terceira etapa da operação foi identificar quem receptava o cobre roubado, a fim de desestruturar a rede criminosa e desestimular novos furtos.
De acordo com a polícia, documentos eram fraudados para registrar uma quantidade de fios menor do que realmente era recebida pelos ferros-velhos e “sucatões” envolvidos no esquema.
Segundo os investigadores, a quantia de uma tonelada, apreendida nesta quinta, é irrisória perto do montante real.
A operação, que se iniciou no início deste ano, conseguiu reduzir em quase 80% os casos de furto desses materiais, tanto na capital, quanto no interior.
A Polícia Civil ressalta, ainda, que o maior impacto desses roubos não é aos cofres públicos, mas à população dos bairros, que vive os transtornos causados pela falta de energia elétrica. Desligamento de sinais de trânsito e interrupção do atendimento de agências bancárias também são exemplos das consequências dos furtos da fiação.
Entre 2017 e 2022, foram registrados 2.400 roubos do material, sendo que quase 1.500 foram notificados apenas no ano passado. De acordo com recibos apreendidos pela polícia, alguns dos ferros-velhos enviavam para outros estados cerca de cinco toneladas de cobre por semana. Ao todo, mais de R$10 milhões foram movimentados pelo esquema.
Os envolvidos devem responder por associação criminosa. Os proprietários dos ferros-velhos e “sucatões” devem ser indiciados legalmente ainda nesta quinta.