O professor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Xapuri, Uilson Matter, acusado de manter em cárcere privado, espancar e tentar dopar um aluno de 16 anos de idade em sua propriedade rural, foi preso na tarde de quinta-feira, 14, após se entregar à Polícia Civil.
De acordo com a denúncia, Matter teria deixado o estudante em sua chácara durante uma viagem. Quando retornou, o professor acusou o menor de ter furtado uma bicicleta, o que culminou com as sessões de tortura.
A denúncia ganhou ainda mais peso com a revelação de um áudio comprometedor enviado por Uilson à família da vítima. No material, o professor, que trata o menor como filho, admite já ter agredido fisicamente o adolescente, justificando a ação como uma resposta à queda no desempenho escolar do estudante.
O Ifac havia emitido nota informando sobre o afastamento do professor e instaurou um procedimento administrativo para investigar o caso. Entre alguns servidores, o comportamento do docente não era surpresa, levantando a questão sobre a falta de uma ação prévia da instituição.