Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 15, em sua residência, o médico e deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil) esclareceu sobre seu afastamento do mandato nos próximos quatro meses, anunciado na quinta, 14. Quem assumiu o cargo foi o também médico Fábio Rueda, que conquistou mais de 12 mil votos nas eleições de 2022.
No entanto, Velloso não havia divulgado oficialmente os motivos que o levaram a tomar a decisão de se licenciar do cargo de deputado federal. Especulações indicavam que Eduardo pretendia concentrar esforços na viabilização de sua candidatura à prefeitura de Rio Branco, porém, os motivos foram outros, conforme salientou o parlamentar.
“Não tinha programado isso, porém, minha vida mudou. Eu só vivia atendendo como médico, servidor do Estado e na clínica da família junto com meu pai, que iniciou aqui há mais de 43 anos. Por conta da política, acabei me afastado da família. A gente cai numa campanha, você sabe que o tempo para a família fica restrito. Os meus filhos sentiram muito. Minha mãe e meu pai sentem muito”, comentou o parlamentar.
Veloso falou que de todos os motivos para se afastar do cargo, o principal foi a saúde do seu pai. “Meu pai fez uns exames recentemente e deu algumas alterações em seu quadro de saúde. Marquei um check-up, em Brasília, e ele fez uma ressonância magnética. Ele necessita de uma biópsia por fusão e eu não tinha tempo, às vezes, de acompanhar. Então tomei a decisão de me afasta do mandato. Hoje é aniversário dele, e eu estou dando isso de presente para o meu pai”, disse, emocionado, o deputado.