O deputado federal Silas Câmara, do Republicanos do Amazonas, rompeu o silêncio sobre a guerra entre sua esposa, a também deputada federal Antônia Lúcia, e a filha do casal, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara.
Mãe e filha têm trocado graves acusações que vão de sequestro e cárcere privado, atribuídos à Antônia Lúcia, a violências física e sexual, imputados, respectivamente, à Gabriela e seu namorado, Cristian Moraes, filho do líder do governo Manoel Moraes (Progressistas).
As vítimas desses supostos crimes são as duas filhas de Gabriela com o ex-marido. As crianças foram levadas a Brasília pela avó, em maio, após a suspeita dos abusos, e nunca mais voltaram.
Em nota publicada em suas redes sociais, Silas toma partido de Antônia Lúcia e diz que a parlamentar tem “todo” o seu “apoio e solidariedade”. Além disso, ele registra seu “amor” pela filha Gabriela, mas pede que ela reconsidere sua posição. “Compreenda que as atitudes de sua mãe são as mais precavidas e cuidadosas neste momento”.
A presidente do Iteracre nega as denúncias de abuso sexual supostamente cometida pelo namorado e de agressão física atribuídas a ela, chamando a mãe de “desequilibrada” e insinuando que a parlamentar não estaria com a saúde mental em dia.
Na semana passada, um áudio, supostamente gravado pelo ex-marido de Gabriela, veio à tona e mostra a filha mais velha aos prantos enquanto era repreendida pela mãe. É possível perceber, ainda, um barulho semelhante a um golpe físico contra a criança.
À GAZETA, Gabriela disse que não se tratou de agressão, mas, sim, de correção, e reforçou as denúncias contra a mãe por sequestro e cárcere privado das garotas. Antônia Lúcia nega.
Leia a íntegra da nota de Silas Câmara, divulgada na manhã desta segunda-feira, 11
“NOTA PÚBLICA DE APOIO
Com grande tristeza na alma e no coração e por força do amor que sinto por toda a minha família, venho a público declarar todo o meu apoio e a minha solidariedade à minha esposa, a @depantonialucia , pelos fatos que foram noticiados na imprensa na última semana.
Antônia Lúcia é e sempre foi uma exemplar esposa, mãe e avó. Tem fundadas razões para estar preocupada em proteger e defender a integridade física e psicológica de suas netas. Cuida-se de um dever não só moral, como legal. São manifestamente equivocadas e injustas quaisquer críticas que não reconheçam a legitimidade de seus atos e de suas intenções.
Por outro lado, também registro o meu amor pela minha filha Gabriela Câmara e rogo para que ela, reconsiderando a sua posição, compreenda que as atitudes de sua mãe são as mais precavidas e cuidadosas neste momento.
Sobre os graves fatos que foram noticiados, comunico que tenho grande confiança na capacidade de apuração das instituições públicas envolvidas no assunto e de julgamento do Poder Judiciário, razão pela qual deixo de emitir qualquer juízo de valor no momento.
Peço a Deus para que tudo seja rapidamente esclarecido e para que possamos seguir para um futuro de feliz convivência e equilíbrio, certamente por Ele preparado!
SILAS CÂMARA
(Esposo, Pai e Avô)”.