Um vulcão entrou em erupção na Islândia neste domingo, após centenas de terremotos abalarem a península de Reykjanes. O fenômeno, que ocorreu por volta das 8h no horário local (5h em Brasília), provocou evacuações em uma cidade perto de onda uma fissura se abriu e expeliu lava no mês passado.
Magnus Tumi Gudmundsson, vulcanologista que assessora a agência de defesa civil, disse que estava embarcando em um helicóptero da Guarda Costeira para sobrevoar a erupção. Ao menos 200 terremotos atingiram a área perto de Grindavik, a cerca de 51 quilômetros da capital, segundo o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO).
“Uma fenda se abriu em ambos os lados das barragens que começaram a ser construídas ao norte de Grindavik”, escreveu o IMO. Imagens ao vivo mostraram jatos de lava alaranjada e brilhante jorrando contra o céu escuro do inverno. Esta é a quinta erupção vulcânica na Islândia em dois anos, sendo a anterior em 18 de dezembro na mesma região.
Grindavik, uma pequena vila de pescadores com cerca de 4 mil habitantes, foi evacuada como precaução em 11 de novembro. Desde então, os residentes foram autorizados a retornar por breves períodos antes que uma evacuação fosse novamente ordenada. A Islândia abriga 33 sistemas vulcânicos ativos, o maior número na Europa.