Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nutricionista elege o melhor tipo de fruta para a saúde do cérebro

Reprodução Metrópoles

cérebro funciona a todo momento não só fazendo cálculos e pensando no futuro. Pesquisas comprovam que o principal órgão do sistema nervoso trabalha até durante o sono. Como está em constante atividade e atua em importantes funções do organismo, como a digestão, é preciso adotar medidas que contribuam para a saúde cerebral, sugeriu uma nutricionista.

Escritora e especialista em nutrição para a saúde cerebral, Maggie Moon defendeu a tese de que o funcionamento do cérebro rege “quem somos como pessoas”. “É tudo, desde a forma como nos sentimos, o nosso humor, a nossa ansiedade, até o modo como a nossa memória e concentração funcionam no dia a dia”, pontuou a nutricionista.

RossHelen/Getty ImagesFoto de mulher pegando em um pote com nozes e segurando o encante do desenho de um cérebro - Metrópoles
Conforme frisou a nutricionista, o cérebro “fica com fome” e, por isso, é necessário se alimentar com alimentos saudáveis e benéficos ao órgão

Segundo Maggie, como o cérebro trabalha a todo momento, acaba por ficar com “muita fome”. A nutricionista sugeriu manter o órgão alimentado corretamente a fim de prevenir doenças, melhorar o humor e ajudar na concentração. Para isso, ela indicou adicionar alimentos saudáveis às refeições e, principalmente, frutas vermelhas.

Em um artigo do portal EatingWell, a nutricionista esclareceu que elencou esses alimentos como os principais por serem acessíveis. De acordo com a especialista, as frutas vermelhas estão recheadas de compostos benéficos para o órgão do sistema nervoso. “Fontes alimentares de antioxidantes são essenciais para a saúde do cérebro”, declarou Maggie.

A nutricionista explicou que quando o cérebro sofre com o estresse oxidativo, o indivíduo tende a ter dificuldade para se concentrar. Dessa forma, os oxidantes presentes nas frutas vermelhas operam de forma a neutralizar essa condição negativa. Outro bônus de consumir esses alimentos tem relação com os flavonoides, substâncias capazes de prevenir doenças, a exemplo da demência.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile