Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sonho de empreender pela internet pode se tornar real, mas é preciso estudar os cenários antes de começar

 

Empreender pela internet é o desejo de inúmeras pessoas, mas muita gente não tem nem ideia de como começar.

A inspiração, muitas vezes, acaba vindo de coisas um tanto comuns, e que já estão inseridas em um ambiente muito concorrido, dificultando que haja sucesso na empreitada digital.

Quem deseja começar com mais chances de sucesso precisa procurar segmentos que ainda não estejam dominados por grandes players do mercado – se não quiser disputar espaços com gigantes que possuem milhões de reais para investir no próprio crescimento.

Erros comuns

Um dos erros mais comuns de quem começa a empreender pela internet é acreditar que o processo de crescimento e de faturamento serão rápidos.

Há alguns anos atrás, poderia ser um pouco mais fácil, porque, de fato, havia poucos nomes e marcas com grande autoridade, em parte considerável dos segmentos.

Hoje, a caminhada digital pode ser mais lenta e esbarrar em concorrentes difíceis de superar. Por isso, é importante encontrar um caminho autêntico e/ou, se possível, se aliar a quem já está consolidado no mercado.

E-commerce e Vendas Online

Um dos caminhos mais comuns para quem quer começar um negócio digital é investir no e-commerce.

De fato, é um mercado em expansão e oferece muitas oportunidades, porém, há uma concorrência muito bem estabelecida em quase todos os segmentos.

A Netshoes, por exemplo, é uma líder quase intocável quando o segmento são os melhores tênis de corrida e para a prática de outros esportes.

Abrir um e-commerce para estabelecer uma competição, com o mesmo tipo de produto, não é aconselhável – exceto se já houver um negócio estabelecido fisicamente, e nesse caso, se tratará de mais um canal de venda para um estoque que já existe.

Por outro lado, há segmentos que ainda são pouco explorados e que estão em franca expansão.

Abrir um brechó de luxo na internet pode ser uma escolha muito lucrativa – pelo menos por enquanto.

Vender uma bolsa Chanel original usada é mais lucrativo do que vender uma bolsa nova da mesma marca, além de se tratar de um item muito mais fácil de comercializar, já que há uma diferença significativa de preço.

Ainda pouco explorado, o mercado de economia circular está crescendo a passos largos. As vendas de brechós estão aumentando em uma velocidade muito maior do que as vendas de Fast Fashion, e tudo indica que esse movimento não vai parar.

Muito fora do óbvio, esse é um tipo de negócio digital em que pode valer a pena realizar investimentos.

Os dois casos são apenas exemplos, que visam dar uma direção sobre como procurar um nicho interessante para empreender no e-commerce.

Além do nicho

Além de saber escolher bem o campo de atuação antes de  começar, quem quer abrir um e-commerce precisa saber que não basta escolher uma plataforma, cadastrar vários produtos e começar a vender.

Assim como um negócio estabelecido fisicamente exige trâmites legais e gera custos com sistemas, ferramentas e recursos (desde o Serasa Certificado Digital e a maquininha Pagseguro, até emissores de notas fiscais e sistemas ERPS), um negócio digital também precisa estar bem estabelecido.

Muitos empreendimentos que surgem pela internet, pecam nesse aspecto e pagam um preço caro por isso, então é preciso estar atento, antes mesmo de dar o primeiro passo.

Não é só e-commerce

Quem quer começar a trabalhar na web, mas não quer ou não pode lidar com estoques e preparação de envios por Correios ou transportadoras, pode encontrar nos infoprodutos uma boa oportunidade de negócio.

Há dúvidas muito comuns e situações muito específicas que podem ser utilizadas para criar conteúdos de valor para outras pessoas, e muita gente não se importa em pagar por algo que lhe entregará soluções e respostas.

Um nutricionista, por exemplo, pode criar conteúdos que se comuniquem com diversos tipos de públicos.

Enquanto alguns vão querer saber se diabético pode chupar manga, vai ter quem procure saber como iniciar uma dieta livre de glúten ou açúcar.

Um ebook, vídeos ou acesso a conteúdos exclusivos, como cronogramas alimentares, receitas e orientações para que cada pessoa possa alcançar o máximo possível de saúde através da alimentação podem ser vendidos diretamente pela internet, e ainda serem disponibilizados para revendas através de programas de afiliados, fazendo com que os lucros possam ser ilimitados.

Isso vale para qualquer tipo de profissional ou pessoa que possua conhecimentos ou habilidades que tenham valor para outras pessoas.

Tem mais

Embora as vendas sejam o caminho mais procurado por quem deseja começar um negócio pela internet, elas não são a única forma de fazer do empreendedorismo digital um estilo de vida e uma fonte de renda.

Produção de vídeos e textos, resenha de produtos e trabalhos de bastidores, como o desenvolvimento de sites, a criação de roteiros e a edição de imagens também podem ser caminhos para o empreendedorismo digital.

Quem já possui uma habilidade, pode se aprofundar nos estudos e começar a colocar em prática, mas assim como acontece no e-commerce e em outros tipos de vendas realizadas através da internet, é preciso ter em mente que o processo não ocorre de um dia para o outro.

É preciso ter paciência e foco para conseguir, em algum tempo, finalmente, viver da internet.

 

 *Escrito por Bruna Bozano

 

Sair da versão mobile