A chegada de muita umidade, originária do oceano Atlântico e a maior incidência dos raios solares, devido ao verão, devem resultar em chuvas diárias nesta primeira semana de 2024 no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). Em algumas áreas, poderão ocorrer chuvas intensas, com acumulados diários superiores a 100mm, principalmente em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
A informação foi dada pelo meteorologista Davi Friale. Ainda segundo o pesquisador, no Acre, as chuvas também serão diárias, mas de forma pontual e, em geral, passageiras, podendo acumular mais de 50mm em alguns dias desta semana. O tempo deverá melhorar, com menos chuva, somente no fim de semana, no entanto, o calor abafado será uma constante diária.
As temperaturas, em todos os municípios acreanos, durante esta semana, estarão oscilando entre 22 e 25ºC, para as mínimas, e entre 30 e 33ºC, para as máximas. Eventualmente, num ou noutro ponto, poderão ocorrer temperaturas máximas de até 34ºC e mínimas de até 21ºC.
Os ventos, no Acre, em geral, estarão soprando, entre fracos e calmos, com rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.