Segundo o meteorologista Davi Friale, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com alta probabilidade de temporais, durante esta semana no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Em muitas áreas deverão ocorrer fortes descargas elétricas e ventanias, sendo que o acumulado pluviométrico, em 72 horas, deverá superar 100 milímetros de água.
A previsão para o Acre é que as chuvas sejam diárias, porém, as mais fortes e intensas deverão ocorrer entre quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, e as áreas mais atingidas pelo mau tempo serão o leste e o sul do estado, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
“Assim, alertamos para a possibilidade de sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, deslizamentos de terra, queda de galhos e árvores e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios”, disse Friale.
De acordo com o pesquisador, o nível dos rios sofrerá uma rápida e acentuada elevação nos próximos dias, principalmente nos vales dos rios Acre, Iaco e Purus. Em Rio Branco, o Rio Acre deverá ficar próximo ou superar a marca de 12 metros, até o início da próxima semana.