Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre disponibiliza pagamento de guia de recolhimento de tributos estaduais via pix

Acre disponibiliza pagamento de guia de recolhimento de tributos estaduais via pix

Acre se destaca por ser um dos primeiros estados a disponibilizar o pagamento via pix para o GNRE. Em 2021, também foi pioneiro na utilização do PIX para pagamento de ICMS e IPVA. Foto: reprodução/internet

A Substituição tributária (ST) é um mecanismo fiscal em que basicamente se faz a transferência da responsabilidade pelo recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de um contribuinte para outro.

Ocorre que, a partir de agora, empresas que vendem produtos sujeitos à substituição tributária e efetuam o recolhimento por meio da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) poderão recolher o ICMS via pix em qualquer instituição financeira. Antes, esse recolhimento era realizado exclusivamente no Banco do Brasil, o que comprometia a agilidade do processo.

A iniciativa faz parte de um sistema integrado de modernização da Secretaria de Estado Fazenda do Acre (Sefaz), por meio do Departamento de Sistemas Tributários Informatizados (Destrin), com a Sefaz de Pernambuco.  A intenção é simplificar procedimentos e levar praticidade para o cotidiano dos contribuintes.

Dessa forma, o governo do Estado, por meio da Sefaz, traz agilidade e melhorias ao ambiente de negócios, facilitando a comercialização de mercadorias com as empresas acreanas e as transações comercias entre contribuinte e fornecedor.

“Esse trabalho, capitaneado pelos auditores da Receita do Acre e de Pernambuco, possibilita ao contribuinte mais liberdade na hora de realizar seus pagamentos. Pagando com o QR code via pix, a informação do pagamento chega de forma mais rápida à Sefaz e, assim, o contribuinte conseguirá ter sua baixa de débito de forma mais célere”, explica o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

Nesse cenário, o Acre acaba se destacando por ser um dos primeiros estados a disponibilizar o pagamento via pix para a GNRE. Cabe lembrar que, em 2021, também foi pioneiro na utilização da modalidade de pagamento eletrônico via pix do ICMS e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um avanço em termos de modernização tecnológica.

“O Acre mais uma vez sai à frente, pois fomos o primeiro estado do Brasil a colocar os recolhimentos dos tributos estaduais na opção pix e agora o primeiro estado a disponibilizar a guia nacional de recolhimento de tributos estaduais de empresas não cadastradas no Estado do Acre”, destaca o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes.

 GNRE

 A GNRE é um documento criado para facilitar a arrecadação de impostos em operações interestaduais nas quais os tributos são devidos à unidade da federação diversa da unidade de domicílio do contribuinte.

A operação interestadual exige que a diferença entre as alíquotas interna da unidade federada de destino e interestadual (Difal) seja recolhida por meio da GNRE.

Sair da versão mobile