O Acre conquistou o primeiro lugar no ranking nacional de buscas por informações sobre dengue, em dezembro do ano passado, segundo dados do Google Trends. O aumento exponencial de mais de 100% nos casos prováveis da doença impulsionou o estado ao topo da lista, considerando a relação volume de busca x população.
O Brasil, ao longo de 2023, enfrentou um cenário alarmante, registrando 1.079 mortes pela doença, um recorde nunca antes observado. Comparativamente, 2022 havia apresentado os piores resultados até então.
O ranking completo das buscas revela outros estados preocupados com a disseminação da dengue, como Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia, Espírito Santo e Mato Grosso.
A pesquisa, realizada pelo SBT News, abrangeu o período de 02 de dezembro de 2023, a 2 de janeiro deste ano.
A situação no Acre é agravada pela ocorrência de arboviroses urbanas (dengue, zika e chikungunya). O período sazonal, de outubro a abril, testemunhou um aumento significativo nos casos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A declaração de Situação de Emergência devido à seca extrema contribuiu para a escassez de água, levando as pessoas a armazenarem água de forma precária.
Com informações da Contilnet