O Acre será contemplado, em 2024, com uma unidade do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) destinada à manutenção de aparelhos para instituições e à capacitação digital de jovens e adultos.
A ação faz parte do Programa Computadores para Inclusão e vai resultar na criação de Pontos de Inclusão Digital (PID), onde a comunidade receberá cursos de informática para melhor qualificação para o mercado de trabalho.
O governo federal ainda não informou em que mês e localidades o Centro de Recondicionamento de Computadores e os PIDs serão instalados no estado. Dezenove unidades federativas já contam com o projeto.
Em 2023, os CRCs doaram quase 6 mil computadores recondicionados de forma sustentável, por meio de reaproveitamento de 648 toneladas de equipamentos, resultando na criação de 378 pontos de inclusão digital nos estados beneficiados.
Mais de 33 mil alunos foram certificados nos 145 cursos ofertados pelos CRCs espalhados pelo Brasil. Além do Acre, receberão ações do programa, ainda em 2024, os estados de Sergipe, Bahia, Roraima, Rondônia e Paraná
“Entendemos que esse mecanismo faz a diferença na vida das pessoas, proporcionando inclusão social e qualificação para o mercado de trabalho. E é nessa direção que temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas que estamos liderando”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.