Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreana é finalista em prêmio que reconhece contribuição de mulheres negras para a advocacia brasileira

Foto: Cedida

A advogada acreana Lúcia Ribeiro é uma das finalistas do Prêmio Best Sister in Law 2023, que reconhece mulheres negras que se destacaram na advocacia, contribuindo para mais representatividade no mundo do direito.

Natural de Xapuri, terra de Chico Mendes, Lúcia disputa a premiação na categoria Direitos Humanos, por conta de seu extenso currículo pessoal e profissional ligado a questões de raça e gênero.

“Me inscrevi na categoria Direitos Humanos porque envolve toda minha trajetória de vida, militância e exercício da advocacia”, comenta a doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do curso de Direito da Estácio Unimeta.

Lúcia exerce a advocacia desde 2011, com atuação na área criminal, previdenciária, criança e adolescente, família, violência contra a mulher, entre outras. Por não conseguir trabalho em outros escritórios, ela montou e mantém seu próprio espaço “com muita luta e dificuldade”.

Como primeira secretária adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco, implantou as políticas públicas de enfrentamento ao racismo.

Integrou, ainda, o grupo de trabalho da Reforma do Código Penal, como especialista convidada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Na ocasião, propôs alterações ao anteprojeto nos temas relacionados ao racismo.

Além disso, Lúcia é militante de direitos humanos e do movimento de mulheres, atuando com pessoas da cidade e da zona rural, entre elas seringueiras e ribeirinhas, com orientações acerca de seus direitos sociais, políticos e sexuais.

“Estou muito feliz em fazer parte das finalistas. Eu, acreana de Xapuri, formada no Acre, estou concorrendo com mulheres de todo o Brasil, em razão da minha história de resistência, resiliência e de luta em favor dos direitos humanos”, afirma a professora.

Foto: Cedida

Votação

As vencedoras de cada uma das 18 categorias do Prêmio Best Sister in Law 2023 serão conhecidas por meio de votação popular, que se encerra no dia 30 de janeiro. Interessados e ver Lúcia Ribeiro e o Acre campeões devem seguir este passo-a-passo:

1-Clique neste link;

2-Clique em VOTE AGORA;

3-Clique em COMEÇAR;

4-Digite seu CPF;

5-Procure a categoria DIREITOS HUMANOS;

6-Procure LÚCIA DE LIMA – AC;

7-Clique em VOTAR;

8-Clique em CONFIRMAR VOTO.

A entrega do prêmio acontece no dia 24 de fevereiro, em São Paulo.

Best Sister in Law

O projeto nasceu com a ideia de conectar e impulsionar advogadas negras atuantes nas mais diferentes áreas do direito, através de uma associação internacional. O intuito também é promover a mobilidade social e econômica dessas mulheres no mercado jurídico por meio de oportunidades profissionais, possibilitando o pleno exercício da advocacia com dignidade. O prêmio, por sua vez, quer contribuir com a visibilidade de talentosas advogadas negras que o Brasil desconhece.

Sair da versão mobile