Aldeias indígenas no Acre que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, receberão R$ 3 milhões para a compra de sete veículos e 20 embarcações para fortalecimento da capacidade logística.
Os meios de transporte vão auxiliar tanto na entrega de alimentos às comunidades quanto no escoamento da produção indígena. O governo federal informou que os recursos serão repassados por meio de convênio já assinado com o estado, que ajudou a mapear as demandas.
“Nós queremos que os alimentos adquiridos da agricultura familiar e dos próprios indígenas, por meio do PAA, cheguem às famílias indígenas que mais necessitam. É um compromisso do ministério promover a segurança alimentar e nutricional e esta ação é um exemplo prático disso”, afirmou a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Lilian Rahal.
O MDS justifica que os alimentos in natura precisam chegar ao destino com regularidade e em condições adequadas para o consumo, sendo, portanto, essencial qualificar ainda mais a ação do PAA junto aos produtores.
A ação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio de parcerias com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e órgão gestor do PAA.
O Programa de Aquisição de Alimentos nasceu, entre outras propostas, com a intenção de comprar a produção da agricultura familiar para doar a entidades socioassistenciais e órgãos públicos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Segundo o governo federal, a ação foi fundamental para a saída do Brasil do Mapa da Fome em 2014. No ano passado, após sua retomada, houve maior participação dos povos indígenas e demais comunidades tradicionais nas ações.