O Rio Acre amanheceu nesta segunda-feira, 29, com o nível de 7,58 metros. A medição é feita todas as manhãs, pela Defesa Civil de Rio Branco, que traz boas notícias para os acreanos.
“A tendência do Rio Acre aqui na capital é estabilizar. Talvez chegue 8,5 metros e estabilize, até termos mais chuvas que têm previstas’, afirma o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Ao g1, o meteorologista Alejandro Fonseca, a estação chuvosa segue até fevereiro. Após a intensificação das chuvas, o nível do rio vai começa a diminuir “O inverno amazônico incrementa suas chuvas até o mês de janeiro ou fevereiro, após isso, inicia-se o declínio do acumulado mensal das chuvas”, disse.
Confira a previsão das chuvas para a semana
Não se descarta a chance de ocorrer pancadas de chuvas isoladas, sendo previstos volumes maiores que 50 milímetros em todo o Acre, as informações são do boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em janeiro, que é conhecido como o mês das águas, choveu em torno de 21% a mais do esperado para o período, segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão.
Inmet alerta para chuvas intensas em alguns municípios acreanos
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão