O artista formado em Teatro pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Rafael Woss, teve seu trabalho de conclusão de curso (TCC) selecionado para apresentação em uma atividade paralela da 6ª edição do festival teatral “a_ponte – cena do teatro universitário”, promovido, em São Paulo, pelo Itaú Cultural.
Ele apresentou sua pesquisa na tarde desta quarta-feira, 24, no segundo encontro da série Comunicação Oral, como parte da programação do evento. A explanação dele e de outros três estudantes de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram mediadas pelo professor de Artes Cênicas, Vicente Concilio.
Rafael teve seu trabalho escolhido por meio de edital, realizado em 2023. Sua pesquisa, intitulada “A árvore do teatro do oprimido, as plantas professoras e os processos pedagógicos do gesto da floresta”, foi realizada na Ufac entre 2021 e 2022, orientada pelo professor Flávio Santos da Conceição.
Leia, a seguir, o resumo do estudo, em tópicos:
– A pesquisa faz parte do estudo construído dentro do trabalho de Pibic ao longo dos últimos anos, junto com aprendizados problematizados com o Gesto da Floresta, nos quais questionamos modelos educacionais que possuem naturalizações de estéticas opressoras;
– Fazemos essa problematização por meio das experiências com pedagogias e estéticas críticas e enveredamos em pedagogia outras, conectadas a organizações sociais oprimidas. Partimos da “Estética do Oprimido” e da “Pedagogia do Oprimido” e adentramos na “Pedagogia da Encruzilhada” e “Pedagogia da Ayahuasca”;
– Procuramos refletir sobre o como podemos aprender, a partir de ensinamentos ligados à floresta e à arte. Adentramos nos conhecimentos sobre a Árvore do Teatro do Oprimido, enveredando para a ligação dela com outras árvores, até acessar os processos com as plantas, conectando com elementos que nos atravessam diariamente e ensinam sobre diferentes caminhos.
Também graduado em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Rafael é ator, palhaço e arte-educador. O foco de seus estudos é o teatro do oprimido, dentro do campo pesquisado pelo grupo que ele integra desde 2018, o Gesto da Floresta.
O festival do Itaú Cultural, que conta ainda com diversas atrações artísticas, teve início nesta terça, 23, e se estende até sábado, 27.