A grande campeã do Concurso de Blocos de Rio Branco, no Carnaval de 2023, o Bloco Sambase não vai participar da competição deste ano por falta de recursos. A informação foi confirmada pelo presidente da Sambase, Sandro Ferreira.
Fundado em 1978, o bloco é um dos mais tradicionais da capital e agrega toda a história e potencia do bairro da Base, situado às margens do Rio Acre. Bicampeã no Concurso de Blocos do Carnaval, o Sambase não apresentou projeto para participar dos editais de incentivo à cultura e concorrer aos recursos liberados aos grupos carnavalescos.
Segundo o presidente do bloco, Sandro Ferreira, o problema foi interno. “Foi decisão ruim de tomar, mas que foi preciso. Como somos a atual campeã de Rio Branco, a gente decidiu que não ia fazer um desfile feio e por estar sem recurso não vamos colocar o bloco na avenida de qualquer maneira”, disse.
Quanto ao apoio municipal, Sandro afirma ser o ano que mais se teve investimento. “Foi o ano que se teve mais oportunidade de se ter apoio. Tivemos Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo, Lei Municipal de Incentivo à Cultura”, frisou.
Carnaval Base
Sandro fez questão de destacar que, apesar de não concorrer ao Concurso dos Blocos, o Carnaval do bairro da Base será realizado e conta com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB).
A programação ainda está sendo definida.