Em coletiva de imprensa promovida na manhã desta terça-feira, 16, o prefeito Tião Bocalom (PP) e o presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Anderson Nascimento, anunciaram a programação do Carnaval 2024, que, neste ano, será realizada na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco.
A proposta do “Rio Branco Folia – Tradição e Alegria” resgata os antigos carnavais da capital acreana. Além disso, de acordo com a gestão, a localização central facilita o acesso das pessoas ao evento, a exemplo do sucesso de público durante a decoração das festividades de final de ano.
Entre as novidades deste ano, destaca-se o Esquenta de Carnaval, que será nos dias 2 e 4 de fevereiro, e vai contar com a participação dos blocos carnavalescos. O Concurso da Realeza vai abrir a programação do Carnaval, na sexta-feira, 9 de fevereiro, e até a terça-feira, 13, a programação vai contar com a participação de artistas locais e inúmeras atividades culturais.
De acordo com a FGB, a festa vai contar com dois palcos, sendo um principal que será montado na Avenida Getúlio Vargas, entre a esquina da Prefeitura de Rio Branco e a Biblioteca Pública. O outro palco será instalado no coreto, que deverá funcionar durante o dia.
“Resolvemos fazer aqui no Centro porque a gente vai resgatar o Carnaval como antigamente, o espaço é menor, a segurança aqui com certeza é bem maior, o acesso para todos que vêm do bairro também. Nós entendemos que seja bem melhor, está bem próximo do terminal”, destacou Bocalom.
O esquema de segurança pública vai contar com o apoio da Polícia Militar e terá o reforço de 70 seguranças. Ao todo, a Prefeitura deve investir R$ 1,5 milhão no Carnaval deste ano, em recursos próprios.