Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bocalom realiza visita técnica e avalia risco de inundação de igarapés em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou na manhã desta sexta-feira, 5, uma visita técnica nos igarapés Batista e São Francisco, que já estão com o nível de água elevado. O chefe do Executivo esteve acompanhado do coordenador da Defesa Civil Municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão.

“Em 2021 tivemos um problema sério com as cheias dos igarapés. Em 2023, essa situação foi ainda pior, mais de 2 mil famílias perderam tudo que tinham em suas casas. Como nos anos anteriores, a Defesa Civil continua monitorando essas áreas. Em apenas 24 horas, tivemos um aumento de 125 milímetros de água das chuvas em nossa cidade, o que influência na elevação do volume de água nos mananciais”, frisou Bocalom.

O gestor falou sobre a importância do trabalho preventivo e da conscientização da população em não jogar lixo nos rios e igarapés.

“Graça a Deus que o nosso trabalho está fluindo. Já fizemos a limpeza do Igarapé São Francisco e vamos iniciar em outros igarapés. Se isso tivesse sido feito há 19 anos, certamente não teria dado grandes problemas durante as fortes chuvas que caem em nossa cidade. Também pedimos a conscientização das pessoas para que não joguem lixo nos mananciais, que protejam o nosso meio ambiente”, disse.

A visita técnica ocorreu nos igarapés Batista e São Francisco. O chefe do Executivo esteve acompanhado do coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão (Foto: Dell Pinheiro)

O chefe do Executivo ressaltou que a missão da gestão municipal é cuidar de vidas. “Não queremos ver ninguém prejudicado em função de desbarrancamento e das enchentes. Tenho certeza absoluta que o trabalho que estamos fazendo está salvando vidas. Outra coisa, gestões anteriores não fizeram o que a gente fez; de ajudar às famílias que perderam praticamente tudo doando geladeira, cama, fogão e outros itens”, concluiu o prefeito.

 

Sair da versão mobile