De acordo com o meteorologista Davi Friale, a semana deverá ser marcada pela alta umidade provoca por chuvas diárias e o calor abafado. O pesquisador explica que desta segunda-feira, 15, até o próximo domingo, 21, o tempo não deverá mudar significativamente no Acre.
A elevada umidade do ar provoca chuvas diárias estará associada ao calor fica abafado. Não há tendência a eventos severos durante esta semana. No entanto, entre quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, poderão ocorrer chuvas intensas na maioria dos municípios do estado, podendo causar alguns transtornos em alguns pontos, como inundação de ruas e transbordamento de pequenos córregos.
Assim, os dias serão tipicamente de verão, ou seja, chuvas a qualquer hora, em geral, passageiras, pontuais e calmas. Num ou noutro ponto, poderão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias moderadas.
A cobertura de nuvens não deixa o sol penetrar com muita intensidade, mas retém os raios infravermelhos, deixando sensação de muito calor, embora, a temperatura real fique situada entre 31 e 34ºC, para as máximas, e entre 22 e 25ºC, para as mínimas, em todos os municípios do Acre.
Os ventos, de um modo geral, também não mudam de direção e sopram, entre fracos e calmos, com eventuais rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, alerta Friale.
Nível dos rios sem causar preocupações
Ainda segundo o pesquisador, o nível dos rios acreanos vai continuar muito abaixo da cota de alerta, porém, poderá subir um pouco no fim de semana, devido à alta probabilidade de chuvas intensas, mas não excessivas, em alguns dias.
Portanto, não há motivos para preocupações alarmantes no que se refere a enchentes