A “Chapa 2 Ética e Transparência”, eleita em novembro de 2023 para dirigir o Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF/AC) no biênio 2024/2025, emitiu uma nota de repúdio, nesta quarta-feira, 10, em resposta às notícias veiculadas pela imprensa acreana sobre o processo eleitoral.
A diretoria reforça o compromisso do CRF/AC, respaldado pela Lei Federal nº 3820/60, de fiscalizar as atividades farmacêuticas em defesa da sociedade e valorizar a profissão. Destacam as ações realizadas ao longo dos mandatos, como fiscalizações, cursos de capacitação, palestras, congressos e acompanhamento de projetos de lei.
Clayton Pena, ex-Conselheiro Federal Suplente pelo Acre, e a Conselheira Federal Titular foram atuantes durante o biênio 2022/2023, desenvolvendo diversas ações em parceria. A nota destaca ainda os cursos promovidos pelo CRF-AC, com palestrantes renomados, incluindo o Dr. Clayton como palestrante.
A nota ressalta que o Regimento Eleitoral não impede o exercício da profissão e do mandato, esclarecendo que o Dr. Clayton, antes da eleição, optou pela saída da suplência para concorrer à Presidência, seguindo os trâmites legais da Resolução nº 750, de junho de 2023.
A diretoria nega uso de poder econômico ou político em benefício próprio, salientando que as ações não tiveram caráter eleitoreiro. Manifesta descontentamento com a exposição na mídia, defendendo a ética e zelo aos recursos públicos.
A gestão destaca a eficiência administrativa, redução de custos e o não pedido de subvenção durante 2022. A nota conclui afirmando que apresentarão suas razões ao judiciário, confiando na justiça para esclarecer a situação. Assinam a nota Dr. Clayton Pena, Marcia Rafaelle, Josiano Brito e Júlio Cesar.
Veja a nota íntegra:
A “Chapa 2 Ética e Transparência” democraticamente eleita em novembro de 2023, conforme a Legislação Eleitoral vem através desta nota MANIFESTAR repúdio as notícias veiculadas na imprensa acreana, sobre as eleições do biênio 2024/2025 do Conselho Regional de Farmácia do Acre.
O CRF/AC, conforme a Lei Federal nº 3820/60 registra, fiscaliza todas as atividades farmacêuticas em defesa da sociedade e valorizam a profissão. Tanto a Diretoria do CRF como os Conselheiros Federais de Farmácia Titular e Suplente realizam constantemente, diversas ações atinentes ao longo de seus mandatos, de 2 (dois) e 4 (quatro) anos, respectivamente. São fiscalizações, cursos de capacitações, palestras, congressos, acompanhamentos de projetos de lei, análise e julgamento de processos.
O Dr Clayton Pena foi Conselheiro Federal Suplente pelo Estado do Acre onde desenvolveu juntamente com a Conselheira Federal de Farmácia Titular, diversas dessas ações durante o biênio 2022/2023.
Todos os cursos promovidos pelo Conselho Regional do Acre em parceria com o Conselho Federal de Farmácia foram realizados por palestrantes renomados, de vários lugares do país, inclusive do Acre onde o CRF-AC prestigiou a todos, inclusive o Dr. Clayton que era Conselheiro Federal suplente e representante da classe, com exímio conhecimento na área de regulação, foi palestrante do curso da Portaria 344/98 devido uma necessidade da categoria quanto esclarecimentos junto a Vigilância Sanitária. Além disso, também firmou parceria com as Secretarias Municipais de Saúde do Estado, contribuindo com a saúde pública destes municípios.
Cumpre-nos informar que, o Regimento eleitoral não impede o exercício da profissão e do mandato o qual o Dr Clayton possuía ANTES da eleição que diante da possibilidade de ser candidato a Presidência, optou pela saída da suplência para concorrer ao pleito do próximo biênio 2024-2025, obedecendo todos os trâmites legais da Resolução nº 750, de 15 de junho de 2023 que aprova o Regulamento Eleitoral para os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, e dá outras providências.
Em nenhum momento se utilizou do Poder Econômico ou Político, veicular ou rede social em benefício próprio. Nenhuma dessas ações voltadas para os farmacêuticos foi realizada com fim eleitoreiro. Sequer houve pedido de voto, uma vez que o objetivo principal era ORIENTAR E CAPACITAR os farmacêuticos do interior e da capital do Estado do Acre.
É desnecessária essa exposição da categoria farmacêutica em veículos de comunicação difamando colegas e colocando suas honras em dúvida, isso compromete toda uma luta por valorização, respeito, união. Sabemos da índole de cada um e foi a primeira GESTÃO que teve êxito na maneira de conduzir o conselho administrativamente com ética e zelo aos recursos públicos.
Durante o período de 2022, não foram solicitadas subvenção, ou seja, recurso financeiro extra ao Conselho Federal de Farmácia, cumprindo o compromisso com os Farmacêuticos do Acre, em reduzir custos e fazer bom uso do dinheiro público, além de outras melhorias da gestão.
Apresentaremos nossas razões ao judiciário, uma vez que até agora sequer fomos ouvidos. Fomos legitimamente eleitos, no voto manifestado pela categoria. Confiamos na justiça e esperamos que essa situação seja esclarecida o mais breve possível.
Atenciosamente,
Clayton Pena
Marcia Rafaelle
Josiano Brito
Júlio Cesar