Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com novas celebrações, festa religiosa de São Sebastião cresce e vira quinzenário

A 122ª edição da Festa de São Sebastião, no município de Xapuri, está acontecendo desde a última sexta-feira, 5, marcando o início das atividades. Uma inovação marcante neste ano é o aumento na quantidade de celebrações, com eventos programados até o dia 20, que representará o ápice do evento.

A série de celebrações, que normalmente era iniciada no dia 11 e que conferia à festa o título de Novenário de São Sebastião, foi estendida por mais seis dias, transformando-se assim em um “Quinzenário”. Essa modificação representa mais uma iniciativa do padre Antônio Menezes, líder da paróquia de Xapuri.

“A ideia do quinzenário é que o povo de Xapuri é muito fervoroso, gosta muito de oração, e eu também. Então, nove noites era pouco e nós aumentamos para quinze noites. Assim, a gente reza mais. Esse ano, aqui em Xapuri, é o ano do extraordinário, e só alcançaremos o extraordinário se fizermos diferente”, explicou Menezes.

Ao longo de todo o período de quinze dias de celebração, a paróquia receberá a participação de padres provenientes de diversas regiões do estado. Cada noite será marcada pela celebração da missa, seguida da tradicional quermesse, que incluirá a realização de bingos e a comercialização de alimentos e sobremesas.

Sair da versão mobile