O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), entregou no mês de setembro do ano passado, uma nova balsa para efetuar a travessia de pedestres, veículos e cargas, no Rio Acre, em Xapuri.
Porém, o equipamento que serviria para atender a uma antiga reivindicação dos moradores do Bairro Sibéria, em Xapuri, para melhorar a mobilidade, ainda não está em uso, e continua atracada na beira do barranco.
Indignada, a comunidade decidiu ‘comemorar’, nesta segunda-feira, 8, os cincos meses que a balsa está parada. Com bolo e refrigerante, eles cantaram parabéns e soltaram fogos em protesto ao descaso.
“Há 5 meses que essa balsa chegou para substituir a velha, mas, até o momento, ainda está parada, jogada no porto sem uso nenhum. Sofremos com essa situação, um descaso total”, disse um dos manifestantes.
De acordo com o governo do Acre, até o final de 2024, a construção da ponte que ligar a comunidade da Sibéria ao Primeiro Distrito de Xapuri, deverá ser concluída. A obra está orçada em R$ 40 milhões.
Confira a nota na íntegra
O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informou que tem garantido condições necessárias de segurança de trafegabilidade no transporte fluvial no rio Acre, em Xapuri, esclarecendo que a nova embarcação encaminhada ao município deve passar por ajustes essenciais, para em breve iniciar operações.
Além disso, o Deracre ressaltou que os moradores de Xapuri contam com duas embarcações que têm dado total apoio para que o transporte hidroviário da região não seja prejudicado. “Serviços essenciais como saúde, segurança e alimentação não estão comprometidos”, conclui a nota.