Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudante do Ifac que tirou 980 pontos na redação do Enem sonha em trabalhar na Nasa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Momento em que a tensão deu espaço para a celebração, em especial, para os estudantes que atingiram a nota desejada, como é o caso da acreana Ana Luísa Melo, que obteve 980 pontos na redação do exame.

‘’Concluí o ensino médio no Instituto Federal do Acre [Ifac] e, ao ver minha nota, demorei alguns minutos para assimilar, foi muito emocionante’’, compartilhou Ana, ainda em êxtase.

Na foto, a estudante Ana Luísa Melo (Foto: Cedida)

Alcançar pontuações elevadas na redação do Enem não é uma tarefa fácil, sobretudo para os alunos da rede pública de ensino que desejam ingressar na universidade. Ana Luísa conta que sempre teve o apoio de seus professores e, na sua rotina de estudos, mesclava os conteúdos passados na escola e treinava em casa a temida redação.

Sonhadora, a estudante pretende cursar Engenharia Aeroespacial e, no futuro, quer trabalhar na Nasa [Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos]. 

‘’Espero estar estável financeiramente para ajudar a minha família, que sempre me deu todos os recursos que estavam ao seu alcance para me ver estudar”, destacou a acreana.

No Acre, mais de 24 mil pessoas se inscreveram no Enem 2023. Inúmeros candidatos atingiram mais de 900 pontos na redação. Com a estudante Carla Culqui não foi diferente. Os 940 pontos serão o implemento a mais, rumo ao curso de Ciências da Computação, na qual pretende cursar na Universidade Federal de Viçosa.

‘’Quero continuar empreendendo na área da tecnologia, já tenho uma empresa de técnico em informática com uma amiga, e essa nota da redação, além de tudo, é muito especial pra mim. Fiquei muito surpresa e pulei de felicidade’’, afirma, emocionada. 

Carla Culqui na Mostra Brasileira de Foguetes, no Rio de Janeiro.

A estudante contou que estava muito nervosa, mas teve uma memória afetiva da música ”Relampiano”, do Lenine, que a ajudou a se acalmar e ainda pôde utilizar como repertório na redação ‘’Estava muito nervosa, mas lembrei de uma memória afetiva com o meu avô, quando andávamos no jipe dele escutando essa música, então consegui encaixar e tirei 940 pontos na redação! Ela é muito especial por trazer essa lembrança do meu avô.’’ conclui a estudante.

Carla mantinha uma rotina de estudos rigorosa, estudava em turno integral no Ifac, e, no sábado, ainda participava do preparatório de redação na Ufac, “O cursinho era gratuito e eu peguei uma boa base de lá, Neste período, ainda participei de algumas competições, como as Olimpíadas Nacionais de Robótica, e, mesmo perdendo uma semana de aula, consegui aproveitar o restinho do tempo e estudar’’. Carla ainda destaca o quanto que a imersão na Olimpíada, ajudou a nortear seu caminho:

‘’Fui pra Olimpíada de Robótica em Salvador em outubro e só então eu vi o quanto no Acre, a tecnologia não é tão valorizada, isso me ajudou na certeza desse sonho de conseguir entrar para o curso de Ciências da Computação’’, finaliza Carla.

Muita informação? Para os estudantes que tiverem alguma dúvida sobre como proceder no processo de inscrição junto ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada,  a Secretaria de Educação preparou uma equipe de profissionais que vão atuar no Help Sisu, um suporte destinado a auxiliar os estudantes durante o período de inscrição no sistema. O prazo se estende de 22 a 25 de janeiro, e os alunos podem acessar por meio do link: meet.google.com/gjy-ixwh-wmk

Confira os estudantes Acreanos que se superaram na redação do Enem 2023 

 

Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão

Sair da versão mobile