A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) negou a informação, veiculada nesta terça-feira, 16, na Globo News, de que o estoque de vacina contra catapora está zerado no Acre.
A pasta garantiu que todos os 22 municípios acreanos estão devidamente abastecidos com o imunizante, que pode ser encontrado nas unidades de saúde, em especial nas básicas.
Além disso, a Sesacre comunicou que aguarda, para breve, a chegada de mais estoques de vacina contra a doença viral e altamente contagiosa, que se manifesta, principalmente, em crianças.
Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde (MS) recebeu 1 milhão de novas doses e vai distribuir pouco mais da metade desse total aos estados até o fim de janeiro.
A catapora é transmitida por meio de contato direto com o líquido das bolhas ou por secreções respiratórias expelidas pela tosse e espirro, além de saliva e objetos contaminados.
Os principais sinais e sintomas da doença são manchas vermelhas e bolhas no corpo, mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa.
Moradores de São Paulo, Roraima, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Acre estão encontrando dificuldade na hora de tomar a vacina contra a catapora. Em nota, o Ministério da Saúde explicou que, em março de 2023, a Anvisa determinou a suspensão do fornecimento da vacina varicela… pic.twitter.com/XxTu4hxpO7
— GloboNews (@GloboNews) January 16, 2024