O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz), Clóvis Monteiro Gomes, anunciou em entrevista à TV 5, na manhã desta segunda-feira, 15, que o Estado prevê arrecadar, aproximadamente, R$ 139 milhões com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2024. Essa receita virá dos mais de 260 mil veículos distribuídos nos 22 municípios acreanos.
Gomes destacou que o montante arrecadado será dividido igualmente entre o Estado e os municípios. Monteiro esclareceu que os recursos não estão vinculados à manutenção de vias, ficando a critério dos gestores públicos decidir sua alocação.
O gestor também informou que haverá isenção do imposto para proprietários de motocicletas de até 170cc e pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autismo, desde que os veículos estejam avaliados em até R$ 120 mil.
Monteiro incentivou a opção de parcelamento do imposto em três vezes, com um desconto de 10% para aqueles que escolherem o pagamento em cota única.
Os prazos de pagamento são determinados pelos algarismos finais das placas dos veículos. O boleto pode ser obtido online pelo site do Detran, presencialmente na autarquia ou nas agências da Sefaz em cada município, além da opção de pagamento via Pix.