Desburocratizar e agilizar o atendimento aos empreendedores de Rio Branco é o que propõe a Sala do Empreendedor, inaugurada nesta quinta-feira, 18, no prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, no centro da capital. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) conta com a parceria do Estado do Acre e Município para que, nesse espaço físico, todos os serviços estejam disponíveis.
Para a abertura e manutenção de uma empresa, há demandas no âmbito estadual e municipal e, a partir de agora, todos esses serviços vão estar reunidos em um só lugar.
A presidente da Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), Nayara Honorato, esteve presente na inauguração e destacou a importância da iniciativa.
“A Junta Comercial é o integrador estadual desse processo nos 22 municípios, interligando todos os órgãos licenciadores. Nessa sala vai estar o necessário para orientar sobre a abertura de empresa e o todo o apoio”, explicou a gestora, ao salientar que o órgão é o coletor estadual para a constituição das empresas no estado.
O Corpo de Bombeiros vai ser um braço importante na facilitação desses processos administrativos. O diretor de Atividades Técnicas da corporação, capitão Eurico Fernando Leite, explicou a atuação da instituição no processo: “A gente já trabalha com licenciamento e agora vai facilitar a vida principalmente do pequeno e do microempreendedor, com relação à emissão de alvarás e outros laudos necessários”.
Também participaram da inauguração o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Albert Azenha; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vandré Prado; os secretários municipais de Infraestrutura e Mobilidade, Cid Ferreira; e de Finanças, Wilson Leite.