O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo, 21, alerta de perigo de tempestade forte (bandeira laranja) para 10 municípios acreanos. O risco alto se mantém até a manhã desta segunda-feira, 22.
Poderão ser afetadas pelo fenômeno as cidades de Rio Branco, Bujari, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Porto Acre, Porto Walter, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá. Nessas localidades, pode chover de 30 a 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia.
Risco de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora, também fazem parte do alerta. Ainda segundo o Inmet, pode haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nos demais municípios acreanos, o alerta é para perigo em potencial (bandeira amarela), com chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 por dia e ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora. Riscos de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e de descargas elétricas são baixos.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante tempestades com raios é outra dica. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).