Já estão abertas as inscrições do concurso público da Marinha do Brasil para a formação de novas turmas das Escolas de Aprendizes-Marinheiros, com possibilidade de promoção ao cargo de marinheiro. Os cadastros devem ser realizados exclusivamente na seção Ingresso na Marinha, no site do órgão militar.
Serão 600 vagas divididas entre o Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, com bolsa-auxílio de pouco mais de R$ 1.300, valor que aumenta para quase R$ 2.300 após a promoção.
Podem participar homens e mulheres nascidos no Brasil e que tenham, no dia 30 de julho de 2025, entre 18 e 22 anos de idade. Além disso, é necessário ter concluído ou estar em fase de conclusão do último ano do Ensino Médio.
As provas serão objetivas, com 50 questões de Matemática, Português, Ciências e Inglês. Haverá, ainda, Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH), para confirmar a autodeclaração racial.
Outras etapas do certame envolvem os chamados Eventos Complementares (EVC) constituídos de Verificação de Dados Biográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i), Avaliação Psicológica (AP) e Verificação de Documentos (VD).
Os aprovados farão o Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa, em regime de internato, por um ano, onde aprenderão sobre ensino militar naval, entre outros assuntos. Entre as escolas de aprendizes-marinheiros que receberão os aprovados no processo seletivo estão as de Fortaleza (CE), Olinda (PE), Vila Velha (ES) e Florianópolis (SC).