Diego Heitor da Silva Monteiro está indo para os Estados Unidos como único representante do Acre no programa Jovens Embaixadores (JE), juntamente com outros 45 adolescentes brasileiros.
O projeto foi criado em 2002, e contempla estudantes do Brasil que estudam na rede pública e estão no ensino médio. Um bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor são características observadas na seleção dos participantes.
Outro ponto importante que os escolhidos precisam preencher é fazer parte de projetos sociais, e Diego faz parte do ‘Amigos Solidários’, que foca seu trabalho em jovens que não são acolhidos de maneira adequada pela sociedade, sendo muitas vezes escanteados pela sociedade. O projeto oferece cursos extracurriculares gratuitos, auxílio financeiro, doações de brinquedos e alimentos para crianças e famílias de baixa renda.
O acreano selecionado tem 16 anos, está no segundo ano do ensino médio e contou um pouco de como está sendo a experiência e oportunidade de fazer parte de um projeto como este. “Desde que eu cheguei aqui, tenho visto como os Jovens Embaixadores conseguem impactar a vida dos que participam. O JE é uma oportunidade única, e tenho certeza que ainda vai me abrir muitas portas academicamente”, conta Diego.
O garoto ainda lembra das pessoas que o incentivaram e foram importantes na sua trajetória para que pudesse ser aceito no projeto. “Minha professora de Inglês, Marileize França, e o fundador do projeto Amigos Solidários, Derineudo de Souza, foram essenciais durante todo o meu processo de candidatura aos Jovens Embaixadores. Não teria conseguido sem eles”, revela.
Sobre o impacto dos Jovens Embaixadores no seu futuro, Diego Heitor revela que pensa em realizar seus estudos de ensino superior em território estadunidense. “Tenho certeza que através dele poderei expandir minhas perspectivas de mundo e será a porta de entrada para o meu sonho de estudar em uma universidade americana”, diz o adolescente.
Ele explica que a viagem começa em Washington D.C, mas que logo se encaminha para a cidade de Tulsa, que fica no estado de Oklahoma, no meio-oeste americano, onde ficará hospedado na casa de uma família local, para poder vivenciar o estilo de vida dos EUA, assim como as dinâmicas familiares do lugar.
O projeto Jovens Embaixadores é uma iniciativa do governo dos EUA, e, no Brasil, é coordenado pela embaixada e consulados norte-americanos, tendo como alvo os estudantes de ensino médio que vêm da rede pública. O objetivo é fomentar o conhecimento da língua inglesa, assim como aumentar as capacidades de liderança e empreendedorismo de jovens que tenham bom desempenho acadêmico e sejam ativos socialmente.