O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgou na manhã desta quinta-feira, 18, o boletim informativo que monitora os casos de dengue nos 22 municípios do estado.
Os dados apresentados pela Sesacre demonstram um cenário preocupante. Somente em 2024, foram registradas 2.532 notificações da doença no estado. A capital Rio Branco segue liderando o quantitativo de notificações, com 41,46% dos casos. Em segundo lugar está Senador Guiomard, com 19,21% das notificações, seguido de Brasileia, com o índice de 9,43% dos registros de dengue.
Segundo o Relatório do Cenário Epidemiológico da Dengue e outras Arboviroses no Estado do Acre, elaborado pelo DVS, somente a primeira semana de 2024 registrou 670 notificações prováveis de dengue e 37 casos confirmados.
De acordo com o boletim, até o momento, os municípios do Bujari (15 casos), Capixaba (7 casos) e Porto Walter (1 caso) apresentam o menor quantitativo de notificações para a doença.
O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Edvan Meneses, as informações são disponibilizadas em conformidade com os dados publicados em plataformas como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) e o e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde (MS), por exemplo.
“Quem alimenta esses sistemas são os municípios, responsáveis por incluir os dados nas plataformas, e os dados são, automaticamente, alterados em nossos painéis”, destacou o gestor.