10 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Papel dos centros de convivência e saúde mental são pautas de debate na Ufac nesta segunda; entrada gratuita

O evento é uma parceria entre o Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre)

Vitor Paiva por Vitor Paiva
29/01/2024 - 14:24
ufac-1-1-e1634308268465-3 (5)

Foto: Arquivo

Manda no zap!CompartilharTuitar

A palestra “O Papel dos Centros de Convivência: Por uma Saúde Mental Comunitária”, realizada pelo Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora (Nepse) da Universidade Federal do Acre(Ufac), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através do Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser, é promovida nesta segunda-feira, 29.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O evento vai acontecer no fim da tarde, das 17h às 19h, no auditório do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), localizado no bloco do curso de Psicologia na Ufac. A entrada é gratuita e, aos que se interessam, certificados de participação serão emitidos pela Sesacre.

“A gente entende que essa proposta de saúde mental que o Arte de Ser traz, é extremamente interessante. Então, esse entendimento de que essa concepção de cuidado em saúde, a partir da comunidade, é um valor forte que o Nepse tem, tenta divulgar e fortalecer. Tanto no nosso foco, que são nos movimentos, organizações e comunidades tradicionais, mas também para a população em geral”, explica o coordenador do Nepse e doutor em Psicologia Social, Leandro Rosa.

A coordenadora do Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser, a socióloga Amanda Schoenmaker, e palestrando no evento, desta a importância do serviço do coletivo. “É o serviço que mais se opõem à lógica manicomial, enquanto eles isolam os sujeitos e definem eles apenas através de um diagnóstico, no centro de convivência trabalhamos na comunidade, nós garantimos o direito dessas pessoas de viverem em sociedade, em que eles podem participar e construir algo com outras pessoas”, salientou.

Schoenmaker ainda afirma que o espaço promove saúde através da promoção do encontro entre as pessoas, da diversidade de vivências diferentes neste espaço. “A presença da diversidade no centro de convivência é essencial, com pessoas que tenham diagnóstico de algum transtorno ou não, de diferentes idades, diferentes origens, de culturas, de raças, etnias, identidade de gênero, orientações sexuais, essa convivência contribui para diminuir os estigmas, preconceitos e barreiras, que geram um sofrimento pra esse sujeito”, frisou.

Confira abaixo a publicação de anuncio do evento:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NEPSE ✊🌳 (@nepse.ac)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Em Rio Branco, homem trans consegue na Justiça retificação de nome e gênero

Próxima Notícia

Presidente do Partido Liberal sobre Tião Bocalom: ‘sem partido ele não fica’

Mais Notícias

Foto: Eduardo Gomes/Detran
3º destaque

IPVA 2026 no Acre: calendário de pagamento começa em janeiro; veja como pagar

09/01/2026
Foto: Redes Sociais
Destaques Cotidiano

Circo Mundo Mágico estreia no shopping de Rio Branco com King Kong em tamanho real

09/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Opinião: Do sonhado código de defesa do contribuinte à institucionalização da insegurança jurídica, o que restou da lc n. 225/2026?

09/01/2026
(Foto: Val Fernandes/Secom)
Geral

Restaurante Popular volta a atender o público após período alagação

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução

Presidente do Partido Liberal sobre Tião Bocalom: 'sem partido ele não fica'

“Tenho a esperança que começaremos a ser tratadas com respeito e dignidade”. Foto: Franklin Lima/Semulher

Secretaria da Mulher lança cartilha 'Sou A Travesti, Existo'

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre